terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Explicação dos diapositivos 14/15

Diapositivo número 14:

Na interacção das personagens no Acto II Matilde temos seus oponentes que rejeitam o seu pedido para libertar Gomes Freire de Andrade, são eles:


- Beresford;

- Principal Sousa;

- Miguel Forjaz.

Como Matilde tem os seus oponentes, também tem os coadjuvantes que tentam ajudá-la:

- Frei Diogo;

- Sousa Falcão.

Gomes Freire de Andrade é o objecto da interacção das personagens, ou seja, é o centro das atenções. O julgamento e condenação do mesmo é a sua morte por enforcamento numa noite de luar.

Miguel Forjaz quer demonstrar e advertir a morte de Gomes Freire de Andrade como um exemplo para todos os que se queiram impor a Miguel Forjaz, no entanto, Matilde acredita que a morte do seu marido não é em vão e além da tristeza irá trazer a esperança e a liberdade.


 
 
Diapositivo número 15:
 
As relações e sentimentos entre as personagens, o povo e amigos de gomes Freire de Andrade sentem amor, admiração, respeito e veneração pela pessoa que ele é e pelos seus feitos no passado, no entanto, Matilde sente o amor e a paixão pelo seu marido, respeito e veneração.


Gomes Freire de Andrade tendo os seus inimigos, Vicente, Corvo e Morais Sarmento sentem ódio apenas por interesses mesquinhos, Beresford, Miguel Forjaz, Principal Sousa também têm ódio por Gomes Freire de Andrade pelos interesses políticos, pela inveja e rancor de não poderem ser como ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário